Azeite de oliva lidera ranking dos alimentos mais importantes
Levantamento nacional destaca a ação preventiva do ingrediente culinário
Uma pesquisa nutricional realizada pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição, em parceria com o Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração, com 200 profissionais de saúde revela que o azeite de oliva é considerado o alimento funcional mais importante na opinião de 87% dos entrevistados, por reunir uma série de nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças. Em seguida vem a soja com 79%, o chá verde 72%, ômega 3 com 71% e linhaça com 54%.
"Os alimentos funcionais têm despertado um interesse cada vez maior da comunidade científica, quanto mais informações tivermos sobre seus benefícios e aplicações melhor para os nossos pacientes", afirma Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração e também coordenador da pesquisa.
O interesse crescente pelo tema pode ser avaliado a partir do levantamento feito pelo portal www.nutricaoclinica.com.br. Dos 450 mil acessos registrados no último ano, 56% dos internautas estavam em busca de mais informações sobre os alimentos funcionais (que proporcionam benefícios à saúde), seja como prevenção ou tratamento de doenças. "Também entre os internautas, o azeite de oliva lidera as buscas com 75 mil acessos, seguido pela soja, iogurte, vinho e suco de uva sendo que, com relação ao azeite de oliva, as informações mais procuradas foram sobre a composição nutricional do azeite (45,5%), azeite na prevenção de doenças (35%), receitas com azeite (14,5%) e novidades em azeite e saúde (5%)", acrescenta Dr Magnoni.
A pesquisa e outros estudos científicos serão divulgados na íntegra durante o VI Congresso Paulista de Nutrição Clínica que acontecerá entre 5 e 7 de novembro no Centro de Convenções do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento mostrará as novidades na área de terapia nutricional, além de palestras com renomados convidados nacionais e internacionais sobre gastronomia hospitalar, terapia nutricional nas doenças hepáticas, obesidade infantil, avaliação nutricional no paciente idoso, alimentação saudável na infância e adolescência, mitos e fatos na alergia alimentar, entre outros.
2 comentários:
tenho um azeite na geladeira há um tempão e nunca lembro de usar...
nossa...
eu tenho um medo de usar azeite.....
coloco um fiozinho de nada na salada..
bjs..
adorei essa matéria viu...
Postar um comentário