Devagarinho eu chego lá

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A armadilha do “eu mereço”

Felizmente, para emagrecer com saúde não é necessário seguir dietas da moda ou padrões absurdos de alimentação.
Com uma alimentação equilibrada, composta por alimentos naturais e pobre em gorduras e açúcares, a maioria das pessoas consegue eliminar peso com segurança e de maneira simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida toda. Isso sim é reeducação alimentar, portanto, esqueça da palavra dieta. Mesmo sabendo que comem mal e que estão acima do peso , muitas pessoas não conseguem abandonar os velhos e maus hábitos.
Assim, permitem-se várias exceções e retornam ao padrão calórico de alimentação.
Estou de férias e feliz - vou comer tudo o que mereço! Este comportamento expressa uma mistura equivocada entre sentimento e ação.
Por mais que o alimento esteja associado ao prazer, não há razão para abandonar um padrão equilibrado de alimentação, pois este também pode ser prazeroso, com a vantagem de beneficiar o funcionamento do organismo.Festas, visita à casa de amigos, reuniões em restaurantes, uma promoção no trabalho, ou até mesmo aquele momento tranqüilo em casa, podem servir de desculpa para concessões na alimentação. Essas escapadas são justificadas como prêmios por merecimento.
Mas quem merece um prêmio que o prejudica?É necessário autocontrole para não sucumbir aos desejos momentâneos e ser capaz de adiar esse tipo de satisfação com o pensamento nos objetivos almejados. Assim como as alegrias, os problemas também podem detonar as exceções na alimentação. Tristeza, problemas familiares e rotina estressante são freqüentemente, citados como motivos de recaída.
O pior é que depois sempre paira o sentimento de culpa sobre a cabeça, como se fosse aquela nuvenzinha negra de história em quadrinhos. A pessoa sente-se mal, conclui que é indisciplinada e incapaz de prosseguir com a reeducação alimentar. Conclusão: aumenta seus problemas!

1 comentários:

romeyka

oie

amiga obrigado pela mensagem

já linkei vc no meu blog

beijos

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008