Devagarinho eu chego lá

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O poder dos sucos




As bebidas naturais são as melhores pedidas para hidratar o corpo no calor e, de quebra, cuidar da saúde.


Nada como um bom suco de frutas para refrescar o corpo, acompanhar o lanche ou uma refeição e completar o café da manhã. Sucos naturais são ricos em nutrientes que colaboram com a saúde, aumentam a disposição, além de serem deliciosos. E nós, que moramos em um país tropical, temos a vantagem de ter uma grande variedade de frutas e hortaliças fresquinhas durante todo o ano.

Os sucos de frutas são ricos em carboidratos, fibras, potássio e vitaminas (A, C, D, E, K e as do complexo B). Segundo a nutricionista Ana Maria Figueiredo Ramos*, eles fortalecem o sistema cardiovascular, ajudam a reduzir o risco de câncer e a pressão arterial, colaboram com a qualidade do sono, dão mais energia, repõem os nutrientes perdidos após a atividade física, ajudam a regular o intestino e hidratam (frutas têm de 75% a 95% de água).

"As vitaminas presentes nas frutas aceleram e regulam as reações químicas do corpo. E como algumas delas não são produzidas pelo organismo, é preciso obtê-las pela alimentação. Alguns distúrbios podem ser melhorados e até evitados por quem tem o hábito de tomar sucos frescos", diz ela.

Confira a seguir as receitas que a nutricionista Ana Maria Figueiredo Ramos selecionou para os leitores de Nestlé Faz Bem!

Receitas

Suco antioxidante
200 ml de polpa de acerola
1 xícara (chá) de morango picado
1 xícara (chá) de melancia picada
1 colher (sopa) de mel
Bata a acerola no liquidificador até que ela dissolva completamente e em seguida acrescente os outros ingredientes.

Suco anti-estresse
1 maçã com casca e sem semente
550 g de cenoura
100 g de brócolis
50 g de salsinha
Corte as cenouras e as maçãs em pedaços pequenos e bata na centrífuga com os demais ingredientes.

Vitamina de Pêra com Maracujá e Aveia
1 copo (americano) de suco de maracujá
1 pêra média em pedaços
1 colher (sopa) de aveia
No liquidificador bata a pêra com o suco de maracujá. Coe e coloque em um copo com a aveia no fundo. Sirva.

Coquetel de laranja
1 parte de café sem açúcar
2 partes de suco de laranja natural
½ parte de creme de leite
½ parte de leite condensado
gelo à vontade
Misture todos os ingredientes e bata na coqueteleira ou liquidificador. Sirva com gelo.

* Ana Maria Figueiredo Ramos, nutricionista. Especialista em nutrição clínica e epilepsia refratária com a dieta cetogênica, mestre do Departamento de Neurologia e Neurociências - Setor de Neuropediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Um brinde à saúde

A ingestão dos sucos de frutas ajuda o corpo a se livrar de toxinas, refresca, energiza e relaxa. Também colabora para suavizar a pele, tornar os cabelos brilhantes e diminuir a incidência de gripes e resfriados. Para completar, frutas são muito nutritivas e pouco calóricas em sua maioria.

A nutricionista explica que, ao consumir sucos, o corpo elimina uma etapa do processo digestivo - o de extrair o líquido das fibras - retirando mais rapidamente os nutrientes de que necessita.

Porém, para ter todos esses benefícios, é preciso que o suco seja natural, livre de aditivos e conservantes. E é importante que sejam consumidos assim que ficarem prontos.

1 comentários:

Mari

Tou tomando mais sucos agora.Antes bebida só se fosse refri.

Gosto muito de melão, abacaxi(é diurético),limão beeemmm gelado...

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008