Devagarinho eu chego lá

sábado, 3 de outubro de 2009

Entendendo o metabolismo

Muito se ouve falar em metabolismo, como: “eu engordo porque meu metabolismo é lento” ou “meu metabolismo não trabalha da forma que deveria”, então decidimos esclarecer um pouco sobre o tão comentado metabolismo e também sobre o efeito platô, estado em que o organismo se adapta a uma restrição energética.

Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou “quebra” de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.

O organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais quando se está em repouso como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo, essevalor refere-se à taxa de metabolismo basal. Para identificar quantas calorias são gastas em um dia é necessário incluir alguns fatores como peso (quem pesa mais possui necessidade calórica maior), idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), sexo (os homens possuem mais massa muscular e por isso o metabolismo é mais acelerado) e nível de atividade física (a atividade física aumenta o metabolismo) que influenciam o gasto energético do organismo.

Dessa maneira sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente para manutenção do peso atual.

O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico. Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparado com as mulheres.

Assim, cada indivíduo possui o metabolismo de uma forma, mais lento ou mais acelerado. Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após um tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.

Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continua com a eliminação de peso.

Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas por um ou dois meses e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não esteja adaptado à restrição calórica e ocorra o emagrecimento.



Metabolismo basal

Para manter as atividades vitais, como, por exemplo: coração batendo, temperatura corporal e inúmeras outras funções o organismo gasta energia a qual é chamada de Metabolismo Basal.

Quando se pratica exercícios, leva-se um susto, fica-se doente, gasta-se mais energia, a qual, acrescida do Metabolismo Basal, chama-se Taxa Metabólica.

Para você saber qual é sua Taxa Metabólica é necessário calcular o Metabolismo Basal e estimar o grau de atividade física que você mantém diarimente.

Uma dieta para manter o peso precisa suprir sua taxa metabólica. Se estiver acima desse valor com certeza você irá engordar. Já se você deseja perder peso é possível aumentar a Taxa Metabólica através; de exercícios e ou ingerir menos calorias.


Para calcular a sua entre nesse site:
http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/imagens/calculadora.swf
Ele calcula em pontos, no final dá o tanto de pontos que tem que comer pra emagrecer. mas é so multiplicar por 3,6 que voce terá o resultado em calorias.


Eu pesquisei sobre isso por que stou passando pelo efeito platô, decidi que essa semana vou comer o suficente para nao engordar que no meu ccasa são 502 pontos.

Para emagrecer são 330.

Mas só essa semana, provavelmente não vou emagrecer, mas também nao quero engordar.
Vou aproveitar o aniversário da minha mãe , que é amanha.
Vamos ver se consigo me comportar, e ter o pensamento magro.

Pessoal, prometo é so essa semana. na sexta feira volto aos 330 pontos bem educadinha, kkk



Vou terminar esse post com essa frase que eu li num site onde a Fabiana Karla (DRª Lorca do Zorra total) ia ser entrevistada sobre ser gordinha. e me chamou muito a atenção:

"Preconceito é preconceito, não importa sobre o que ou quem ele é direcionado. Gordura não é igual a desleixo! Já foi comprovado cientificamente que 'ser gordo' é genético. Ninguém é gordinho porque quer, isso qualquer um pode ter certeza! Existem gordinhos mais saudáveis que muitos magrinhos por aí. As pessoas deveriam louvar a saúde e não a aparência. A Fabiana Karla (DRª Lorca do Zorra total) é um ótimo exemplo de que as pessoas devem se aceitar como são para serem respeitadas."


OTIMO FIM DE SEMANA!!!!!!!

12 comentários:

Menina do Rio

Muito bom o texto sobre metabolismo, mas essa calculadora que você postou no final não funciona. Pra saber a TMB você tem que fazer uma avaliação física com um profissional. Depdendendo da sua massa muscular e do seu percentual de gordura é que pode ser medida a TMB. Peso (ou massa) não funciona pra isso. Por isso que IMC não é um guia muito bom pra saber se vocês está dentro ou fora do peso ideal.

Beijosss

Melly Ponesa

Oi Graci tudo bem?Entaõ ta show seu emagreçimento e vc ja tem os truqes pra sair dessa plato eu so tenho a torçer e desejar sempre mais sucesso pra vc,guerreira e persistente vc vai longe viu,vi as fotos do post anterior e e´muito bom ver os resutados de todo esforço parabens,bjs

Silvana Araújo

Olá
Nesses passeios pela net encontrei seu blog e adorei o formato. Também passo por esse dilema e achei super interessante as dicas que vc dá aqui, vou te acompanhar pra aprender um pouco sobre isso e quem sabe, conseguir uma vitória tão grande quanto a sua (perder mais de 6 quilos em tão pouco tempo é uma grande vitória menina).
Parabéns!!
Beijos
Silvana

Gordinha?Nunca mais - Ex-gordinha

Oi querida nao achei o email que voce me enviou , devo ter excluido sem querer...me mande sua altura, e depois se inscreva na ning do desafio...o peso eu ja tenho que vi aqui ! beijoka a proxima pesagem é dia 15 de out !

Gordinha?Nunca mais - Ex-gordinha

ja esta querida, a proxima pesagem é no dia 15 de out, e 30 de out !!! Uma beijoka e força

*VAN* Emagrecendo...

Oi flor...o meu metabolismo é lentíssimo por causa da tireóide!!!
Tenho uma facilidade de engoradr se eu não me controlar PERFEITAMENTE...parece exagero mas em um Mês sem exercício ou Ra eu posso ganhar até 3 quilos...acdredita...comprovado!!!rsrsr
bjo*

Fabi

Oi, lindona! Adorei o seu post viu? Entender o metabolismo é parte importante no processo de emagrecimento. O meu anda meio lento, então a endócrino pediu exames de tireóide.Bjocas ebom domingo. Divirta-se no niver da sua mãe!

Engenheira Dietética

Olá linda, olha eu aqui de novo, recomençando!

e que gracinha esse monte de bichos pulando hahaha

beijos

ANINHA

Flor, lindaaa, sumi justo qdo vc voltou p o mundo dos blogs, rs, então, estava correndo e agora vou te visitar sempre. Bjo e uma semana linda.
Ahhh, vi a sua foto no post abaixo e PUTA DIFERENÇA, sorry a palavra, está lindaaa!!!

Batalhadora

Oi,flor!Td bem?At´concrodo em parte com o q a Dra Lorca diz,mas acho que a gordura é muito mais uma questão psicologica do uqe genética, acho muito fácil por a culpa na genética isso é um determinismo sem fim e as coisas não são bem assim.Claro q a pessoa q é gordinha tem mais facilidade para adquirir peso,mas de uma forma ou de outra ela deixou de se cuidar digo por experiência própria.
Uma ótima semana!
Beijosss

Lorena

Oiii o bom senso é a chave p tudo ne,essas tabelas nem sempre sao um bom guia,pelo IMC eu poderia pesar 76 kg e estaria numa faixa de peso normal kkkkk fala serio ne...o plato existe e todos passam por ele,aquela epoca em q mesmo vc fazendo tudo certo,malhando a balança nao mexe...da uma raiva so,nem fala...so q nao existe saida milagrosa...tem q continuar pq uma hora a balança volta a mexer...da um gas nas atividades fisicas...faça uma dieta liquida por no maximooooo 2 dias...mas depois volte a RA normal...oq nao pode é descontar na comida...bjao boa semana

Luciana

Confinça é muito importante na nossa vida e atividades diárias, a partir desse momento em que assume sua vida de forma otimista e assertiva, tudo deslancha! Beijocas querida

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008